A ferrovia Transnordestina é uma obra ferroviária para ligar
o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado
do Piauí, no município de Eliseu Martins, num total de 1.728 km.
O projeto intenciona elevar a competitividade da produção
agrícola e mineral da região com uma logística que une uma ferrovia de alto
desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.
Apesar do atraso nas obras, a ferrovia Transnordestina tem
previsão de conclusão em setembro de 2016.
Devido a uma série de problemas com
desapropriações, mudanças no projeto inicial e questões relacionadas com o meio
ambiente foram os causadores da dilatação do prazo, que inicialmente estava
programado para ser entregue em 2010.
O percurso entre Salgueiro e Suape, num total de 306 quilômetros
com 55% das obras de infraestrutura prontas, quando estiver em funcionamento a
ferrovia servirá para escoar a produção de nosso estado.
Em 2013 tivemos, segundo números da secretária de
Desenvolvimento Econômico, uma movimentação em Suape de 12,8 milhões de
toneladas. Um recorde em movimentação de cargas e com a ferrovia essa movimento
aumentará.
Os números da ferrovia:
·
Trecho
Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE)
Extensão – 96 KM
Situação – Concluído
Custo Final – R$ 96,3 milhões
·
Trecho Salgueiro
(PE) a Trindade (PE)
Tamanho – 163 KM
Situação – 99% da infraestrutura e 70% da
superestrutura
Custo inicial – R$706 milhões
·
Trecho
Trindade (PE) a Eliseu Martins (PI)
Tamanho – 420 KM
Situação – 42% da infraestrutura e 35% da
superestrutura
Custo inicial – 668,3 milhões
Custo final – R$ 1,03 bilhão
·
Trecho
Salgueiro (PE) ao Porto de Suape (PE)
Tamanho – 522 KM
Situação – 55% da infraestrutura e 35% da superestrutura
Custo inicial – 1,9 bilhão
Custo final – R$ 2,9 bilhão
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