sábado, 24 de maio de 2014

A ROTA DA FERROVIA TRANSNORDESTINA


A ferrovia Transnordestina é uma obra ferroviária para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, num total de 1.728 km.

O projeto intenciona elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.


Apesar do atraso nas obras, a ferrovia Transnordestina tem previsão de conclusão em setembro de 2016. 

Devido a uma série de problemas com desapropriações, mudanças no projeto inicial e questões relacionadas com o meio ambiente foram os causadores da dilatação do prazo, que inicialmente estava programado para ser entregue em 2010.

O percurso entre Salgueiro e Suape, num total de 306 quilômetros com 55% das obras de infraestrutura prontas, quando estiver em funcionamento a ferrovia servirá para escoar a produção de nosso estado.

Em 2013 tivemos, segundo números da secretária de Desenvolvimento Econômico, uma movimentação em Suape de 12,8 milhões de toneladas. Um recorde em movimentação de cargas e com a ferrovia essa movimento aumentará.

Os números da ferrovia:
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      Trecho Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE)

Extensão – 96 KM
Situação – Concluído
Custo Final – R$ 96,3 milhões

·         Trecho Salgueiro (PE) a Trindade (PE)

Tamanho – 163 KM
Situação – 99% da infraestrutura e 70% da superestrutura
Custo inicial – R$706 milhões

·         Trecho Trindade (PE) a Eliseu Martins (PI)

Tamanho – 420 KM
Situação – 42% da infraestrutura e 35% da superestrutura
Custo inicial – 668,3 milhões
Custo final – R$ 1,03 bilhão

·         Trecho Salgueiro (PE) ao Porto de Suape (PE)

Tamanho – 522 KM
Situação – 55% da infraestrutura e 35% da superestrutura
Custo inicial – 1,9 bilhão
Custo final – R$ 2,9 bilhão



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