quarta-feira, 7 de maio de 2014

A LOGÍSTICA NA COPA

No próximo mês o País do futebol será palco, pela segunda vez, de um dos eventos mais importantes do cenário esportivo mundial, a Copa do Mundo.
Similar ao que foi registrado por muitos brasileiros, em 1950, o desafio logístico de diversos setores do Brasil, envolvidos nesse evento, é grande.


A ação necessitava de um planejamento estratégico eficaz, que atenda a vários segmentos, como infraestrutura, serviços, transporte, entre outros e estamos atrasados em muitos destes pontos.

As iniciativas de melhoria do País pareciam fáceis de executar, mas não foram tomadas em tempo hábil ou estam em copasso de espera. Os déficits para receber o segundo maior evento esportivo do mundo no Brasil (atrás apenas das Olimpíadas) são evidentes.

O projeto logístico, um dos mais importantes para que o evento ocorra sem complicações. O desafio de garantir que a Copa seja realizada com eficácia é essencial, especialmente na locomoção de produtos e pessoas, além de possibilitar um ambiente seguro para atletas e espectadores.

Nas mãos dos organizadores existiam muitas ações em desenvolvimento, além das arenas, onde bilhões foram gastos, para poder adequar aos padrões da Fifa, aeroportos, rodoviárias, hotéis e transportes, tanto de cargas quanto de passageiros, necessitavam de atenção especial em razão do grande fluxo de pessoas e produtos que irão circular neste período.

No geral, os investimentos necessários em infraestrutura do transporte dentro das cidades e entre as cidades dos jogos, reforçando as linhas e o número de ônibus, metrôs e trens não passaram de planos e conversa das autoridades. Além disso, é preciso aceleram as obras em alguns aeroportos, pois o cronograma não foi cumprido e precisa ser realizar um serviço eficiente e disponível em vários idiomas.

Para o setor de bebidas, esse setor não tem com que se preocupar, o cenário será promissor durante a Copa. A Confederação prevê para a ocasião uma estratégia de distribuição similar ao período de alta temporada do verão brasileiro.

A ação promovida para aumentar a distribuição garante o abastecimento constante dos pontos de venda, com opções variadas de produtos em bares, lanchonetes, restaurantes e supermercados e em outros locais em que haverá exibição dos jogos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário