quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A INTRALOGÍSTICA; A LOGÍSTICA INTERNA DAS EMPRESAS

Setor crucial para grande parte dos custos de produção, a intralogística está crescendo. A questão é lógica: quanto melhor executada a logística interna, menos se gasta. É preciso destacar a importância no processo como um todo.
Às vezes, as empresas se concentram na distribuição como se a logística existisse só no produto pronto, mas antes há todo um processo que já representa custo.


Assim como a logística trata da condução de bens de um destino para outro, a intralogística se ocupa das movimentações dentro da empresa. Portanto, é fundamental sua aplicação à produção, ao recebimento, à estocagem e à movimentação. Para torná-la eficiente, é preciso observar os processos, para que sejam enxutos, garantindo a movimentação da matéria-prima.

Além da contratação de profissionais capacitados, aspectos como a otimização da estocagem e o uso de ferramentas e de softwares eficientes são importantes para a logística interna. Uma armazenagem eficiente é aquela em que os produtos estão disponíveis rapidamente e em que o trânsito das máquinas é fluente - utilizando, geralmente, empilhadeiras para fazer o transporte até a linha de produção. Como o espaço é restrito, são usados veículos pequenos, é um transporte de materiais em escala menor.

As atividades logísticas demandam pessoas capacitadas, é preciso que os profissionais conheçam as características e as especificidades do setor para garantir a eficiência de todas as funções. Existe ainda a tendência de considerar a logística como menos relevante e delegar para pessoas sem conhecimento, o que é nocivo.

Existe a necessidade de manter-se atento aos processos, de revê-los continuamente, buscando sistemas de qualidade. O ideal é projetar desde a organização do espaço interno, com instalações bem planejadas para diminuir pontos que comprometam a eficiência, até a utilização da tecnologia. Tentar otimizar os recursos em tecnologia da informação, gastar da melhor forma possível, investindo em boas soluções.

2 comentários:

  1. A logística interna varia de empresa para empresa, e no caso citado a cima, tem que se estudar o processo como um todo, e identificar o que é pago na linha de produção, parte como ordens de pagamento e parte como kanban, assim diminuindo a movimentação e aumentar sua efetividade de pagamento de peças... não pense que é fácil, pois tudo começa na organização do almoxarifado, diminuindo a movimentação na separação e posicionando os produtos numa forma que melhore o pagamento de peças.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir